Frete grátis acima de R$ 250,00 (envio via PAC)

A música e o desenvolvimento do bebê

A música e o desenvolvimento do bebê

Desde os primeiros momentos de vida, as crianças reagem e se emocionam com a música da mesma forma que os adultos. Essa foi a conclusão de um estudo realizado na Itália e publicado pela revista científica americana PNAS.

Mais do que ajudar no desenvolvimento da criança, a música tem o poder de unir ainda mais os pais e o bebê. Veja os benefícios que ela pode trazer para a vida do seu pequeno.

A música melhora o funcionamento do cérebro

     Por despertar emoções, é extremamente estimulante para o cérebro. Quanto mais cedo for o contato da criança com a música, maior será a tendência de sua utilização no desenvolvimento da linguagem e do aprendizado. As crianças que vivenciam um maior período de exposição à música apresentam um melhor desenvolvimento cerebral, além de potencializar a habilidade de concentração, atenção, criatividade e memória.

A música e o sono do bebê

     Boas noites de sono contribuem com o desenvolvimento físico e cognitivo do bebê. Durante a noite a criança memoriza os fatos ocorridos durante o dia. E a música ajuda muito no ritual do sono do pequeno.

     Há muitas músicas que acalmam e ajudam no sono, como músicas clássicas ou mesmo versões de músicas já conhecidas que são adaptadas especialmente para as crianças.

     É importante que a música escolhida seja do gosto dos pais, para que não se torne algo inconveniente. Uma dica importante é, caso os pais tenham o hábito de dormir ouvindo música, escolher algumas gravações para que sejam tocadas durante a gestação. Como o bebê é capaz de ouvir mesmo dentro do útero da mamãe, ele vai se familiarizar e reconhecer a música após o nascimento.

Aproximando pais e filhos através da música

     As músicas que estimulam o bebê não precisam ser necessariamente gravadas: aquelas que são cantadas pelos pais também estimulam a criança e são uma excelente forma de inserir o tom de voz da mamãe e do papai na rotina do bebê.

     Portanto, cante para seu bebê, pois isso ajudará no aprendizado, no reconhecimento da voz, além de aproximá-lo significativamente de você!

receba no seu e-mail

Cadastre-se e receba ofertas exclusivas.