Frete grátis acima de R$ 250,00 (envio via Jadlog)

Licença-Paternidade

A presença paterna após o nascimento do bebê é muito importante, para toda a família. Com a mudança no cenário social, é notável que cada vez mais e mais pais manifestam o desejo de participar ativamente desse momento tão marcante em sua vida e acompanhar tudo de pertinho. Assim como a mãe, o pai também tem direito a licença do seu trabalho, a chamada licença-paternidade.  

Conforme previsto na Constituição Federal, a licença-paternidade é direito dos pais, que trabalham com carteira assinada, de se ausentarem de suas atividades por 5 dias úteis, sendo contado, a partir do 1º dia útil após a data de nascimento do seu filho. Vale ressaltar, que caso o bebê nasça durante as férias do pai, esse direito não é válido.

Para os colaboradores de organizações inscritas no Programa Empresa Cidadã e servidores públicos, o prazo da licença-paternidade se estende por mais 15 dias, que somados aos 5 dias já previstos em lei, totalizam então 20 dias de afastamento. É essencial cumprir alguns requisitos para ter acesso a esse direito à licença-paternidade estendida, que são:

  • Participar de palestra, programa ou atividade sobre paternidade responsável; (Geralmente, são ministrados pelos próprios hospitais e maternidades)
  • Solicitar a ampliação do período da licença em até dois dias úteis após o nascimento do bebê; e (pode ser feito com antecedência também)
  • Não exercer nenhuma atividade remunerada durante toda a licença.

Com o intuito de passar ainda mais tempo com a sua família, curtindo e participando ao máximo essa nova fase, os pais podem conversar antecipadamente com seus chefes ou supervisores, para um possível agendamento de suas férias, logo após o término da licença-paternidade.

Não sabe se a organização aonde trabalha é cadastrada no Programa Empresa Cidadã? Informe-se com o departamento de Recursos Humanos de sua empresa!

Curtam muito essa nova fase em família! Cada momento é único ♥

receba no seu e-mail

Cadastre-se e receba ofertas exclusivas.